Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
 Destacado
Entenda a compactação
Número de Referência: AA-00202 Criado: 08/06/2011 00:23 Última Atualização: 13/06/2011 13:35 0 Classificações/ Eleitores

A compactação é um processo resultante do histórico de tensões recebidas em uma área, através da mecanização ou pelo pisoteio animal, e nada mais é do que o aumento da densidade de uma camada específica do perfil do solo ocasionada pela destruição de macroporos em relação aos microporos.

A principal causa da compactação em solos agrícolas é o tráfego de máquinas em operações de preparo do
solo, semeadura, tratos culturais e colheita em condições não ideais de umidade, às quais o solo não consegue suportar a carga exercida pelo peso do maquinário, lembrando que não é algo que acontece de um ano para outro.

A compactação superficial é causada basicamente pela pressão de inflação de ar dos pneus causando selamento superficial dos solos e a compactação subsuperficial pelo peso por eixo causando compactação sub-superficial. A utilização do sistema de plantio direto pode, em algumas situações, agravar esse problema, principalmente pelo fato que com a presença de palhada o solo tende a permanecer por mais tempo em condições de umidade próximas à capacidade de campo.

Para ajudar a elucidar estas e algumas outras questões levantadas por usuários e tentar desmitificar a compactação e como interpretá-la, a Falker criou materiais interativos bem simples e intuitivos, você poderá acessá-los abaixo

Como posso monitorar a compactação?
 (http://www.falker.com.br/mkt/AMM_PLG_001/AMM_PLG_001.html)
Como interpreto os dados de compactação? (http://www.falker.com.br/mkt/AMM_PLG_002/AMM_PLG_002.html)
Como a compactação afeta a produtividade? (http://www.falker.com.br/mkt/AMM_PLG_003/AMM_PLG_003.html)

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.