Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Info Faça uma Pergunta
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
O que são ponto de murcha permanente e capacidade de campo?
Número de Referência: AA-00281 Criado: 10/06/2011 17:24 Última Atualização: 23/06/2015 11:13 0 Classificações/ Eleitores

Existem dois atributos do solo que são fundamentais para a compreensão e para a utilização de dados de umidade do solo: o ponto de murcha permanente (PMP) e a capacidade de campo (CC). O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial. Estes dois fatores são variáveis de acordo com a classe do solo. Para um melhor entendimento destes fatores, recomenda-se a leitura da Nota de Aplicação – Aplicações do HidroFarm - NAP_HFM2010_001, disponível no site da Falker.

É bastante usual o manejo de sistemas de irrigação com o uso destes atributos, acionando-se os sistemas antes que o solo alcance o teor de PMP e desligando no momento em  que se atinge a umidade de capacidade de campo, diminuindo perdas de água, reduzindo custos de irrigação e aumentando a produtividade.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.
Info Adicionar Comentário
Apelido: Seu Email: Assunto: Comentário:
Digite o Código Abaixo: