Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Como relacionar a leitura do clorofiLOG com uma possível dose de aplicação de nitrogênio em cobertura?
Número de Referência: AA-00322 Criado: 13/06/2011 19:34 Última Atualização: 13/06/2011 19:34 0 Classificações/ Eleitores

A passagem da leitura para a recomendação é um processo que exige aplicação de conhecimento agronômico e ainda não está disponível uma conversão imediata em tabelas ou fórmulas. Para a recomendação é necessário fazer um trabalho prévio para cada cultura, no qual teria de levantar a variação do ICF, para determinada cultura nas suas condições de trabalho. Com esta base de dados, relacionada à produtividade obtida e produtividade desejada, é possível, posteriormente, fazer recomendações de adubação com base nas leituras. Em um primeiro momento, os experimentos devem determinar os níveis ideais de leitura para a produtividade desejada. 

Com esta primeira referência, o equipamento já vai permitir definir deficiência ou não de nitrogênio. Os experimentos, fazendo aplicações de nitrogênio em diferentes doses, também permitem determinar a resposta da cultura ao nitrogênio. É possível determinar algo como: “este meu cultivar, nestas condições aumenta em x ICF o seu teor de clorofila para cada y kg de N que aplico”.

Com a informação sobre os níveis ideais para a cultura e a resposta à adubação, fazer a recomendação se torna simples. A obtenção dos parâmetros para as condições regionais é o ponto chave. Com essa base de dados, os seus técnicos poderiam gerar os mapas de clorofila e fazer a recomendação correlacionando ambos. Teria-se o trabalho inicial de levantar os dados para a formação dos parâmetros. Estamos trabalhando para fornecer essas parâmetros, mas inicialmente o foco é nas culturas do milho e trigo, para o arroz é uma possibilidade, mas não há nada definido ainda. Os trabalhos com trigo e milho já estão fluindo bem e, em breve, teremos algo para divulgar. O que nós já notamos é que existe uma forte semelhança entre os diversos cultivares de cada cultura, então você poderia fazer recomendações para arroz, coletando dados de diversas cultivares e fazer uma média. Se for de interesse ter dados mais refinados, podem ter bases independentes para cada cultivar.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.