Escolher uma área de estudos é tão desafiador quanto entrar em uma grande universidade. Conheça quais são as melhores faculdades de agronomia do Brasil.
A escolha de uma faculdade é uma das decisões mais significativas e impactantes na vida de quem está buscando uma formação, pois é preciso pensar no mercado de trabalho atual e tentar projetar como ele estará a longo prazo.
Nesta publicação você verá:
- Por que cursar faculdade de agronomia?
- Quais as melhores faculdades de agronomia do Brasil?
- Quais as melhores universidades do Brasil?
- Qual a nota de corte do SISU para agronomia?
- Mercado de trabalho para agrônomos
- Futuro da profissão
Por que cursar faculdade de agronomia?
Ao escolher cursar a faculdade de agronomia, os estudantes têm a oportunidade de se inserir em um setor em expansão, onde terão a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de um dos principais setores econômicos do país.
No Brasil, as faculdades de agronomia são referências na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do campo e tudo que envolve a produção e o mercado agrícola, dentro e fora da porteira.
Estudar em uma grande instituição pode fazer toda a diferença na carreira de um jovem agrônomo, oferecendo não apenas um ensino de qualidade, mas também redes de contatos, estágios e oportunidades de iniciação científica, que são cruciais para o desenvolvimento profissional e pessoal.
O futuro da profissão está intimamente ligado ao desenvolvimento tecnológico e à sustentabilidade. Com a crescente demanda por alimentos e a necessidade de melhorar os métodos agrícolas, não faltarão vagas de trabalho para engenheiros agrônomos e outras áreas das engenharias voltadas ao desenvolvimento de inovações e tecnologias para o mundo agro.
Nesta publicação, vamos apresentar os 10 melhores cursos de agronomia no Brasil em 2024, de acordo com a avaliação do Ranking Universitário da Folha (RUF) .
Quais as melhores faculdades de agronomia do Brasil?
Antes de mergulharmos no ranking das melhores Universidades e faculdades, vamos entender o que é o RUF. O Ranking Universitário da Folha avalia anualmente os cursos de graduação do Brasil, usando uma metodologia inspirada em modelos internacionais.
Indicadores levados em conta para a avaliação e seus respectivo peso na formação do ranking
- Pesquisa (42%): Total de publicações, citações, bolsistas CNPq, entre outros.
- Ensino (32%): Opinião de docentes, professores com doutorado e mestrado, dedicação integral, nota do Enade.
- Mercado(18%): Opinião de empregadores sobre preferência de contratação.
- Inovação (4%): Patentes e parceria com empresas.
- Internacionalização (4%): Citações internacionais e publicações em coautoria internacional.
Ranking das melhores faculdades de agronomia do Brasil
Com base nos dados anteriormente abordados e na lista disponibilizada pelo RUF, foi elaborado o ranking no qual iremos destacar as 10 melhores faculdades de agronomia do Brasil. São elas:
1ª USP - Universidade de São Paulo
2ª UFV - Universidade Federal de Viçosa
3ª UFLA - Universidade Federal de Lavras
4ª Unesp - Universidade Federal Paulista de Mesquita Filho
5ª UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
6ª UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
7ª UFScar - Universidade Federal de São Carlos
8ª UEM - Universidade Estadual de Maringá
9ª UEL - Universidade Estadual de Londrina
10ª UFG - Universidade Federal de Goiás
Quais as melhores universidades do Brasil?
Seguindo a mesma linha de pesquisa, também é realizado o ranking com as melhores universidades do país. Em 2024, estas foram as dez primeiras classificadas:
1ª USP - Universidade de São Paulo
2ª Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
3ª UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
4ª UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
5ª UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
6ª Unesp - Universidade Federal Paulista de Mesquita Filho
7ª UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
8ª UnB - Universidade de Brasília
9ª UFPR - Universidade Federal do Paraná
10ª Unifesp - Universidade Federal de São Paulo
Qual a nota de corte do SISU para agronomia?
Realizar a prova de concurso de uma universidade desejada nem sempre é possível, já que as provas são aplicadas localmente, dificultando a participação de candidatos que moram em outras cidades ou estados.
Uma alternativa para estes casos é realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e através de sua nota, poder escolher onde deseja concorrer, tendo a possibilidade de disputar a vaga em diferentes localidades e instituições.
Pensando nisso, muitos candidatos buscam por uma nota de referência, ou seja, a nota mínima necessária para conseguir ingressar na faculdade desejada.
De acordo com estudo lançado no início de 2024, pela Globo Rural, considerando as notas do Enem e classificação das dez melhores faculdades de agronomia em 2023, foi divulgada uma lista com as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de agronomia.
Lembrando: esta lista e estas pontuações são apenas referências, com base nas pontuações de 2023. Provavelmente estes valores serão alterados, conforme nível de procura do curso e do desempenho dos estudantes ao realizar o exame.
Nota de corte de 2023 para as TOP 10:
Universidade Federal de Viçosa (UFV), 673,36 pontos
Universidade de São Paulo (USP), 723,18 pontos
Universidade Federal de Lavras (UFLA), 693 pontos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 644,95 pontos
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 667,44 pontos
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 663,64 pontos
Universidade Estadual de Londrina (UEL), 678,8 pontos
Universidade Federal de Goiás (UFG), 666,76 pontos
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 666,12 pontos
Universidade Estadual de Maringá (UEM), 683,42 pontos
Mercado de trabalho para agrônomos
O mercado de trabalho para agrônomos está em constante crescimento, impulsionado pela crescente demanda por alimentos, pela necessidade de desenvolver tecnologias sustentáveis e pela importância da agricultura para a economia brasileira.
Alguns exemplos de áreas de atuação:
- Produção agrícola: gestão de propriedades rurais, desenvolvimento de novas cultivares, controle de pragas e doenças.
- Pesquisa e desenvolvimento: desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura, como biotecnologia e agricultura de precisão.
- Consultoria: oferecimento de serviços de consultoria para produtores rurais e empresas do setor.
- Ensino: docência em instituições de ensino superior e técnico.
- Governo: desenvolvimento de políticas públicas para o setor agrícola.
- Mercado: possibilidade de atuar ao longo da cadeia produtiva.
Futuro da profissão
Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos equipamentos para a agricultura de precisão, o mercado está sempre buscando mão de obra qualificada e especializada, com conhecimento adequado para as mais diversas possibilidades de atuação.
Hoje, através da coleta de dados, é possível mensurar parâmetros e tomar decisões através de uma base sólida de informações. É possível adubar ou subsolar apenas as áreas que estão necessitando de tratamento e não a área toda, gerando economia e tornando o manejo da propriedade mais sustentável.
O futuro da agronomia tende a ser cada vez mais conectado, com informações precisas da lavoura que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Portanto, áreas com análise de dados e IoT (internet das coisas) tendem a ser uma grande área de trabalho para futuros agrônomos, sendo a agricultura digital apenas um exemplo das diversas possibilidades.
A Agronomia é uma profissão desafiadora e gratificante, que oferece diversas oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A escolha da faculdade é um investimento para o seu futuro. Se possível, escolha uma instituição que te ofereça a melhor formação e te prepare para os desafios do mercado de trabalho.