Número de Referência: AA-00202Criado: 08/06/2011 00:23Última Atualização: 13/06/2011 13:35
0 Classificações/ Eleitores
A compactação é um processo resultante do histórico de tensões recebidas em uma área, através da mecanização ou pelo pisoteio animal, e nada mais é do que o aumento da densidade de uma camada específica do perfil do solo ocasionada pela destruição de macroporos em relação aos microporos.
A principal causa da compactação em solos agrícolas é o tráfego de máquinas em operações de preparo do solo, semeadura, tratos culturais e colheita em condições não ideais de umidade, às quais o solo não consegue suportar a carga exercida pelo peso do maquinário, lembrando que não é algo que acontece de um ano para outro.
A compactação superficial é causada basicamente pela pressão de inflação de ar dos pneus causando selamento superficial dos solos e a compactação subsuperficial pelo peso por eixo causando compactação sub-superficial. A utilização do sistema de plantio direto pode, em algumas situações, agravar esse problema, principalmente pelo fato que com a presença de palhada o solo tende a permanecer por mais tempo em condições de umidade próximas à capacidade de campo.