Empresa de inovação agronômica disruptiva do Canadá demonstra melhoras obtidas ao cliente através do penetrômetro da Falker
Desde sua denominação curiosa, cuja tradução livre para o português é "Fazedores de Chuva", a empresa canadense já promete inovação na agricultura.
Com mais de três mil instalações e clientes em diversas partes do mundo, a Rainmaker conheceu o PenetroLOG Falker através da ES-Canadá, distribuidora Falker no segundo maior país do Mundo.
Desde então o penetrômetro de solo mais utilizado pelos agrônomos passou a ser um instrumento indispensável para a empresa comprovar uma parte significativa dos resultados a que se propõe: a descompactação do solo através da sua tecnologia inovadora.
Então, quem é este cliente Falker muito especial, o que ele faz e como conseguiu demonstrar resultados aos seus clientes com o penetroLOG é o que vamos mostrar neste artigo.
Aqui você verá:
Rainmaker. Quem são os “Fazedores de Chuva”?
Promessa de valor da tecnologia Rainmaker para a agricultura
Tecnologia Rainmaker e melhorias na descompactação do solo
Como o penetrômetro de solo Falker gerou resultados para a Rainmaker?
Boa leitura!
Rainmaker. Quem são os “Fazedores de Chuva”?
A Rainmaker é fornecedora mundial de uma tecnologia inovadora que promete transformar a água da irrigação para que adquira as características da água da chuva (daí o nome Rainmaker) por meio de um processo avançado de oxidação desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos últimos 15 anos.
Conforme relata o presidente da empresa, Bob Knight, o resultado é uma água reestruturada capaz de oxidar contaminantes, incluindo cloretos, e que mantém o sistema de irrigação limpo, livre de doenças e operando de maneira ideal.
Além disso, a água inovadora da Rainmaker, otimizada para o uso agrícola, seria capaz de melhorar a qualidade física do solo por promover um ambiente mais propício para o desenvolvimento de raízes e microfauna, aumentando a permeabilidade, a capacidade de retenção de água e melhorando a dinâmica dos nutrientes no solo.
Tudo isso junto, permitiria ao produtor uma economia potencial de 30% ou mais no uso dos recursos hídricos e melhoria da eficácia dos insumos agrícolas, reduzindo custos e aumentando a produtividade e a rentabilidade da lavoura.
Leia também: Por que e como fazer uma gestão eficaz dos recursos hídricos na agricultura?
Promessa de valor da tecnologia Rainmaker para a agricultura
Segundo a Rainmaker, em seu documento Agricultural Risk Mitigation using Rainmaker Water Treatment Systems (Mitigação de riscos agrícolas usando sistemas de tratamento de água Rainmaker, em tradução livre), a saúde do solo é um dos fatores-chave na produção agrícola, e todos os anos são gastos bilhões de dólares com adubos sintéticos a fim de ajustar a fertilidade do solo e maximizar a produtividade.
Ainda em concordância com o que diz o documento da empresa, “isso pode deixar o solo dependente de insumos artificiais, que estão sujeitos a oscilações voláteis de preços, e pode contribuir para o aumento dos níveis de compactação até o ponto em que o solo se torna anaeróbico e a água não penetra bem, resultando em altas taxas de evaporação em água parada”.
Leia também: O que é compactação do solo e como isso impacta a agricultura?
Conforme o mesmo documento, são mais de três mil unidades instaladas em um período de 14 anos, onde “foram recolhidos resultados suficientes para validar” a tecnologia através de exemplos e observações que a permitem demonstrar amplamente o impacto da tecnologia”. E diz mais: “o processo inovador da Rainmaker imita eficazmente as reações atmosféricas responsáveis pela composição da água da chuva”.
Além de atuação no meio agrícola nas mais diversas culturas, a Rainmaker possui especialização em tratamento da água para aplicação em grama, onde consolidou uma divisão específica para o manejo de campos de golfe. Essa expertise adquirida em gramados fez com que a empresa do país da folha bordo vermelha fosse chamada para aplicar sua tecnologia em um dos campos mais tradicionais do mundo dos esportes: o gramado do estádio do Maracanã, aqui no Brasil.
Tecnologia Rainmaker e melhorias na descompactação do solo
A água devidamente tratada pela Rainmaker adquire propriedades muito similares às da água da chuva, o que permite um maior aporte de oxigênio e outros gases no solo, aumentando o desenvolvimento de raízes e da microfauna benéfica, o que reflete em melhorias na qualidade físico-química do solo e, por consequência da produtividade.
Foi o que aconteceu no município de Taber, na província canadense de Alberta, na famosa região das pradarias, onde, conforme relata Knight, era comum que as pessoas acreditassem que a compactação do solo não fosse um problema significante para lavouras irrigadas: “Nós começamos a testar no solo dos nossos clientes e descobrimos que 90% deles tinham um significante problema de compactação, onde pudemos agir de forma mais assertiva para solucionar o problema”.
“Nós aliviamos a compactação do solo. Nós aliviamos a compactação em um período de apenas seis semanas, e isso é um grande diferencial. Nós usamos o penetrômetro para, literalmente, fazer o antes e depois das áreas trabalhadas com nosso sistema de irrigação, e isso é um dos nossos discursos de venda”, afirma Knight.
Portanto, a tecnologia da Rainmaker vai muito além de reduzir a compactação do solo: “só reduzir a compactação não faz com que um produtor gaste 25 a 200 mil dólares em um produto. O que nós fazemos é criar um ambiente que reduz a perda de nutrientes e melhora a saúde das plantas, e isso proporciona uma economia por volta de 20% na maioria dos casos e uma série de benefícios adicionais”, garante.
Como o penetrômetro de solo Falker gerou resultados para a Rainmaker?
Para comprovar os benefícios da sua tecnologia inovadora a seus clientes, a Rainmaker historicamente fez uso de penetrômetros de solo, comprovando que a compactação havia sido suavizada. Através de uma medição antes do início do manejo e outra 30 dias após, a Rainmaker ratifica a redução da compactação do solo.
Porém, essa validação sempre fora realizada com penetrômetros analógicos e hidráulicos, onde a confirmação se dava de forma visual, com ponteiro indicando números e cores (cor vermelha indicando alta compactação, amarela para compactação moderada e verde para níveis bons, respectivamente).
Os dados da intensidade da compactação eram transferidos manualmente para uma planilha e dali para um Memorando que era entregue ao cliente. Dados de localização e profundidade não existiam.
Com a aquisição do PenetroLOG Falker, a validação dos resultados do manejo junto ao cliente passou a ser com dados muito mais assertivos.
“Nós usávamos penetrômetros manuais, mas daí eu encontrei o penetrômetro digital e pensei: se nós pudéssemos acelerar o processo de aquisição de dados e lincarmos isso com os dados geolocalizados nós avançamos de duas formas: primeiro, reduzir o tempo de operação da minha equipe em campo. E, segundo, podemos voltar para a mesma posição diversas vezes para fazer a comparação do mesmo ponto e verificar se nosso processo de tratamento da água está funcionando. É muito importante para nós que não haja distorção no desenvolvimento da estrutura do solo que estamos beneficiando”, disse o presidente da Rainmaker Bob Knight.
A partir de então, a Rainmaker passou a dispor dos dados de intensidade da compactação centímetro a centímetro até 60 centímetros de profundidade, e o GPS do penetrômetro passou a assegurar que as medições fossem realizadas no mesmo local antes e depois.
Mais do que isso, com o aplicativo Falker Compact, gratuito para todos os usuários do PenetroLOG, a Rainmaker consegue agora gerar gráficos da compactação antes e depois do manejo, que podem ser sobrepostos no próprio aplicativo e comprovar, assim, a eficácia da sua tecnologia de forma clara e objetiva.
Conforme mostra a ilustração do gráfico da compactação do solo acima, medida pelo PenetroLOG, antes da Rainmaker realizar o manejo com a sua tecnologia no campo de golfe da Stewart Creek Golf e Country Club, e após a aplicação da tecnologia.
A Medida A mostra os resultados da primeira medição da compactação do solo, no dia 29 de junho de 2023. Já a Medida B, indica os resultados da segunda edição, no dia 29 de julho, um mês após a primeira.
Assim, através do PenetroLOG e do Falker Compact, a Rainmaker conseguiu comprovar seus resultados do antes e do depois do manejo ao seu cliente de forma clara e didática.
"Nós usamos os dados da compactação literalmente para conversar com o cliente. Nós geramos pequenos relatórios comprovando o avanço dos resultados, de forma rápida, e repetitiva, trazendo bastante credibilidade para nossos serviços”, conclui Knight.
Faça como a Rainmaker! Se você é consultor agronômico, comece a comprovar os resultados do seu manejo para garantir qualidade física do solo hoje mesmo através do PenetroLOG, o penetrômetro de solo preferido pelos agrônomos no mundo inteiro.